O Space Gueek notifica você pelo email cada vez que alguém comenta em um tópico seu, ou que participa, portanto verifique se sua caixa postal não esta cadastrando o Sapce Gueek como "SPAM", assim conseguirá receber as mensagens normalmente.

CUIDADO: Microsoft troca seu console por produto recondicionado em caso de assistência

Rodrigo_Sakata
Rodrigo_Sakata
Tenho um vídeo game Xbox One da Microsoft, e devido a um defeito apresentado pelo produto recentemente acionei a garantia contratual. Contudo, após enviar e receber o produto da Assistência Técnica descobri que ao invés de consertar o MEU console, a Microsoft o substituiu por outro aparelho "recondicionado" (por recondicionado, entenda-se produto com carcaça externa nova e componentes internos reaproveitados de aparelhos que apresentaram defeito).

Entrei em contato com o suporte da empresa para questionar o procedimento, e eles me informaram que a Microsoft não realiza reparos e apenas substitui os aparelhos com defeito, por outros que, embora estejam em perfeito funcionamento, tratam-se de Vídeos Games recondicionados. Perguntei ainda qual a postura da empresa caso eu insistisse que eles me devolvessem meu vídeo game original, com o devido reparo e eles me informaram que essa hipótese não era contemplada pela política de assistência técnica da Microsoft, reiterando que eles não consertavam aparelhos, apenas substituíam pelos recondicionados.

Ao consultar o Código de Defesa do Consumidor, no art. 18, vi que o consumidor pode exigir a substituição da parte viciada de seu produto, e caso isso não seja realizado no prazo 30 dias, cabe ao CONSUMIDOR decidir entre a troca por um produto "funcionando perfeitamente" ou a devolução da quantia paga atualizada. Além disso, o CDC considera impróprio ao consumo produtos deteriorados, bem como proíbe explicitamente o emprego de peças não novas sem o consentimento do consumidor.

No entanto, é possível perceber que a política de assistência prestada pela Microsoft fere os direitos dos consumidores, pois ela arbitrariamente decide qual solução vai aplicar, desconsiderando as garantias previstas no texto da Lei e suprimindo nosso poder decisório. Ademais, levado em conta que a vida útil de componentes eletrônicos está intimamente relacionada ao tempo de uso e conservação, a política é potencialmente injusta pois a pessoa cujo aparelho apresenta avaria com poucos dias de uso, pode acabar recebendo um console equipado com componentes que, apesar de funcionais, estejam próximos de apresentar defeito em razão de já acumularem muitas horas de uso.

Pense se todo mundo resolvesse aplicar essa política:
Seu carro zerinho quebrou? – Troca por um recondicionado.
Seu tênis novo descolou o solado? – Troca por um recondicionado.
Seu barbeador comprado na Black Friday já parou de funcionar? – Recondicionado nele.

Como se já não bastasse, com uma pesquisa rápida pelo site ReclameAqui.com e youtube é possível verificar uma quantidade razoável de reclamações envolvendo consoles que voltam da assistência Microsoft e tornam a apresentar defeito. Isso nos dá pequena dimensão do controle de qualidade ao qual eles submetem os produtos recondicionados que enviam aos seus consumidores.

Não aceite consoles recondicionados! Como eles não efetuam reparo, exija a restituição do valor pago. Caso tenha dificuldade procure o Procom e faça valer seus direitos.

Comentários

• gaocintra
    estou com esse problema desde outubro , a microsoft não respeita os seus clientes acho que tem muitos e não precisa de novos , tive que entrar com uma denuncia no Procon pra ver se consigo meu dinheiro de volta e só agora foi marcada a audiência pra ter uma solução pois eles recusaram a carta que é enviada pelo Procon.
    falta de respeito total.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.

Olá, bem-vind@!

Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".

Publicidade

Publicidade

© Copyright 2016 - Gueek Tecnologia para Games| Powered by Gueek Developers
Todos os Direitos Reservados